Quando a gente vê alguém dizendo que trabalha produzindo conteúdo na internet, parece fácil, né? Vida dos sonhos, horários flexíveis, viagens e convites. Mas eu preciso te contar que a realidade é bem diferente. Hoje quero te contar a minha história para mostrar que viver de conteúdo é muito possível, sim, mas exige muito mais estratégia e persistência do que parece.
Se você ainda não me conhece, meu nome é Natália Becattini. Eu vivo de produção de conteúdo digital há 15 anos. Comecei lá em 2011, quando criei, junto com dois amigos, o blog 360 Meridianos durante uma viagem de volta ao mundo.
Naquela época, blogs eram o lugar para compartilhar experiências. Escrevíamos crônicas, trocávamos dicas com outros viajantes, e pouco a pouco o blog foi crescendo. Até que, em 2013, percebemos que poderíamos transformar aquele hobby em profissão.
Foi aí que começou a nossa profissionalização: aprendemos SEO, começamos a ser encontrados no Google, firmamos parcerias e nos tornamos afiliados de grandes marcas como Booking, Seguros Promo e Civitatis. Montamos nosso primeiro guarda-chuva de fontes de renda.
E assim, entre altos e baixos, estou aqui até hoje.
Uma das grandes viradas de chave da minha carreira foi entender que não dá para depender de uma única forma de ganhar dinheiro na internet. No início, a maior parte da nossa receita vinha de afiliados e publicidade no blog. Mas veio a pandemia e, de repente, o turismo parou. E com ele, nossa renda principal.
Se eu pudesse voltar no tempo, teria diversificado muito antes.
Aqui estão algumas formas que já testei (e que você também pode considerar):
Cada nicho tem suas particularidades: o que funciona para viagem pode não funcionar para literatura, por exemplo. Mas a lógica de diversificar é a mesma.
Elas mudam o algoritmo, mudam de dono, mudam as regras. Um dia você está bombando, no outro sumiu do mapa. Ter produtos ou serviços próprios te protege dessas instabilidades.
Foque em criar uma audiência que se importe com o que você fala. O dinheiro é consequência do vínculo que você constrói com essas pessoas.
Tenha um plano de longo prazo e revise sempre! A internet muda rápido e quem não se adapta, fica para trás.
Não aceite qualquer proposta. Negocie preços justos desde o início. Se você desvaloriza o que faz, o mercado inteiro é prejudicado.
Não coloque todos os ovos em uma única cesta. Instagram, YouTube, TikTok, blog, newsletter… escolha onde faz sentido para você e esteja em mais de um lugar.
Ganhar dinheiro com produção de conteúdo é totalmente possível — eu sou prova viva disso. Mas não é rápido. Não é garantido. Não é fácil.
É uma maratona. Não uma corrida de 100 metros rasos.
Você precisa de estratégia, paciência, resiliência e paixão.
E entender que vai ter que se reinventar muitas vezes no meio do caminho.
Comece hoje pensando em como construir seu público e sua estrutura de monetização para o longo prazo. E não tenha medo de aprender com quem já trilhou esse caminho.
Se quiser bater um papo sobre isso, eu ofereço também consultorias para novos criadores de conteúdo — e estou montando outros serviços para ajudar quem precisa profissionalizar seu projeto digital. Se quiser saber mais, é só preencher o formulário clicando aí no link. 😉
Conta pra mim: você já começou a monetizar seu conteúdo? O que tem sido mais difícil pra você?
Me deixa um comentário aqui! Vou adorar trocar essa ideia!
Eu te ajudo a cair na estrada também!Nos links abaixo há alguns serviços que eu utilizo e que me ajudam muito em minhas viagens. |
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