Publicidade
Viagem

Eletrônicos roubados em viagem? Veja como o Seguro da Safety Wing Salvou o dia

Foi tudo muito rápido. Eu havia acabado de enviar uma mensagem para um amigo e guardar o celular na pochete. Minutos depois ele respondeu, a notificação chegou no meu relógio, mas o telefone já não estava comigo. Nos primeiros minutos de desespero, pergunto ao redor. Entre os cinco amigos que estavam comigo, ninguém viu nada. Quem nunca foi vítima de um habilidoso pickpocket em uma viagem? Eu já. E não apenas uma vez, para ser bem sincera.

Uma coisa, no entanto, foi diferente dessa última vez. Eu estava protegida pelo adicional contra roubo de eletrônicos do seguro SafetyWing, minha companhia obrigatória em qualquer viagem que faço mundo afora.

É claro que, no momento em que aconteceu, saber disso não me deixou mais tranquila. Meu telefone não é apenas meu meio de comunicação, é minha ferramenta de trabalho. É com ele que produzo grande parte do conteúdo que me permite ter o trabalho que tenho. E, você pode imaginar, não é um telefone dos mais baratos.

Uma menina que estava próxima a meu grupo no Corona Sunsets da Cidade do Cabo viu meu desespero e veio falar comigo. Ela havia visto uma mulher alta, de vestido vermelho, parar estranhamente atrás de mim e adotar um comportamento estranho, saindo em seguida. Eu tenho acionar meu relógio mais uma vez. Mas, menos de cinco minutos depois, o celular estava perdido para sempre.

O episódio foi, para mim, um golpe emocional terrível. Eu tinha compromissos de trabalho que precisavam ser entregues, e a falta do aparelho me deixou em um verdadeiro apuro. Felizmente, consegui me reorganizar com a ajuda de amigos e do meu namorado, mas isso foi um lembrete de como é importante ter um plano B.

Usando meu celular como ferramenta de trabalho
Descanse em paz

Como funciona o seguro de eletrônicos da SafetyWing

O seguro de eletrônicos da SafetyWing é um add-on do seguro de viagem. Ao contratar sua apólice, você tem a opção de pagar USD 10 a mais a cada 4 semanas para garantir uma proteção contra roubo de até USD 1000 por item. E sim, vale também para furto, desde que você tenha tomado conta de forma razoável de seus pertences no momento em que ele ocorreu.

Os eletrônicos protegidos são: Laptops, câmeras e lentes, smartphones, tablets e drones.

No momento da compra, você não precisa informar quais eletrônicos você tem e quais você gostaria de proteger. No entanto, caso você precise acionar o seguro, será exigida uma prova de propriedade do item, como uma nota fiscal.

Minha experiência acionando o seguro de eletrônicos da SafetyWing

O primeiro passo foi ir à delegacia registrar o boletim de ocorrência do roubo. A SafetyWing exige que o incidente seja reportado à polícia em até 24 horas, então é preciso ficar esperto quanto ao timing. Como eu fiquei bastante abalada (chorei bastante) e já era noite, acabei indo à delegacia de Cape Town no dia seguinte pela manhã.

Aqui vai uma dica: Registre o máximo de detalhes que conseguir sobre o crime, pois o seguro usa seu relato para confirmar a veracidade dos fatos e para saber se você agiu dentro dos termos estabelecidos na apólice. Mencione, data, hora e endereço do ocorrido, bem como qualquer outro fato relevante para esclarecer o incidente.

Com o boletim em mãos, baixei uma foto da nota fiscal de compra do telefone e o registro dele no iCloud, onde constava também o número do IMEI do aparelho associado à minha conta. Depois foi só submeter os documentos e o meu relato no site da SafetyWing para solicitar o reembolso.

Eu fiz um post bem detalhadinho explicado o processo de reembolso deles aqui.

O processo é todo muito intuitivo e durou menos de 10 minutos. Desde o lançamento do Nomad Insurance 2.0, tempo médio atual de processamento, desde a submissão até o reembolso, é de apenas 2,7 dias.

Se você não domina muito o inglês, pode ser necessário pedir ajuda para alguém ou usar o ChatGPT pra traduzir pra você. Mas te garanto que é bem fácil.

Você precisa estar com uma apólice válida e selecionar “non-medical”, já que a ocorrência não envolve atendimentos médicos. Em seguida, descrevi o ocorrido o melhor que pude e fiz o upload dos documentos.

Em uma das telas, você terá que preencher seus dados bancários, então tenha isso em mãos também. Como eu tinha perdido acesso aos meus bancos por estar sem meu celular, acabei usando uma conta do meu namorado, e isso não foi um problema.

Minha solicitação foi enviada num domingo. Na segunda-feira, eles já me retornaram por e-mail com algumas dúvidas que eu precisei esclarecer. Também me pediram para reenviar alguns dos documentos. Segundo conversei no suporte, algumas vezes o arquivo quebra no upload, então não se assuste se isso acontecer com você também.

O atendimento por e-mail levou mais dois dias e, na quinta, minha solicitação foi aceita. Segundo eles, o pagamento deveria cair na conta informada entre 7 e 10 dias úteis. Para minha (grande) surpresa, o dinheiro chegou no dia seguinte mesmo, sexta-feira!

O valor que recebi foi equivalente ao preço de um iPhone 14 Pro 128gb usado, em bom estado, no e-bay. Era exatamente o que eu tinha, então, além de rápido e descomplicado, achei que foi super justo também!

Essa foi a minha primeira vez acionando um seguro de viagem em 13 anos de estrada. Estou triste de ter perdido minha invencibilidade. Mas imprevistos acontecem. E, quando estamos longe de casa, em um país desconhecido e sem rede de apoio, um furto, um pequeno acidente ou mesmo uma doença parecem várias vezes mais assustadores e difíceis de lidar.

Para esses casos, fico feliz de saber que posso contar com uma empresa pensada para gente como eu, que entende minhas necessidades e que me ajuda a a superar esses pequeno percalços com mais tranquilidade.

Sobre o seguro para nômades da Safetywing

O seguro para nômades da SafetyWing 2.0 é uma solução projetada para atender às necessidades específicas dos nômades digitais e viajantes frequentes, como eu e você!

Com cobertura em mais de 175 países, ele oferece proteção contra despesas médicas, cancelamentos de viagem, perda de bagagem e até evacuações médicas de emergência. O grande diferencial é a flexibilidade: essa é a única empresa que eu conheço que permite que você inicie ou interrompa a apólice a qualquer momento, adaptando-se ao estilo de vida de quem trabalha cada dia de um lugar.

Além disso, o seguro da SafetyWing inclui opções adicionais de cobertura para esportes de aventura e roubo de eletrônicos, garantindo que você estará protegido seja qual for o imprevisto. Acesse já e saiba mais sobre o seguro da Safetywing aqui!

Disclaimer: Eu faço parte do programa de embaixadores da SafetyWing e esse post poderá ser recompensado pela empresa.

Eu te ajudo a cair na estrada também!

Nos links abaixo há alguns serviços que eu utilizo e que me ajudam muito em minhas viagens.

Publicidade
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade digital. Atuo como Publisher Independente desde 2010 e sou especialista em Escrita Criativa, Estratégia de Conteúdo Digital e Jornalismo de Viagem. Sou co-criadora do renomado blog de viagens 360meridianos, LinkedIn Top Voice 2024, e autora da newsletter Migraciones. Nas redes sociais, atendo sempre pela arroba @natybecattini.

Recent Posts

11 livros para quem quer mudar o mundo

Você já sentiu uma vontade imensa de fazer algo que realmente tenha um impacto positivo…

1 month ago

Alfajor e doce de leite: delícias argentinas

Já virou mania: todos os dias, no caminho para o meu curso de espanhol, eu…

1 month ago

Pelo fim dos zoológicos

O zoológico de Buenos Aires foi fechado e transformado em um parque ecológico. A decisão,…

2 months ago

As veias abertas da América Latina

A ideia de que As Veias Abertas da América Latina deveria ser leitura obrigatória no…

2 months ago

Trabalho dos Sonhos: Viver produzindo conteúdo de viagem

Não sei explicar porque eu viajo. A gente vê, curte e compartilha esse monte de…

2 months ago

É possível um turismo verdadeiramente sustentável?

As viagens são muitas vezes vendidas como cura para todos os problemas da humanidade. Mas…

2 months ago
Publicidade

This website uses cookies.