Fazer as coisas pela primeira vez é sempre uma experiência única. Há alguns meses, eu tive a oportunidade de fazer mergulho na Espanha. Mergulhar sempre foi um daqueles desejos antigos que, por um motivo ou outro, acabava adiado. Às vezes era por falta de dinheiro, outras por falta de oportunidade. Quando, no meio de uma aula, uma amiga me passa um papel perguntando se eu queria me juntar a ela e a outros colegas do mestrado em Jornalismo de Viagem em Barcelona para um dia de sol, praia e mergulho na Costa Brava, uma popular zona litorânea da Catalunha, parecia que a chance tinha acabado de cair no meu colo.
A região tem diversos pontos de mergulho de águas mornas e cristalinas e repletas de vida marinha. O destino escolhido para a nossa viagem foi Palamós, um pequeno e simpático povoado a 120 km de Barcelona.
Leia Também: Um passeio fotográfico pelas ruas do Raval
Nós saímos de Barcelona às 8h da manhã. De carro, até Palamós, gastamos cerca de uma hora e meia. Até tem como chegar de ônibus, mas a viagem pode demorar muito mais e os horários são meio restritos. Por outro lado, outras cidades da Costa Brava são servidas por trens e ônibus regulares.
Se o seu destino for mesmo Palamós, o melhor mesmo é alugar um carro ou recorrer a algum site de caronas, muito utilizados por aqui. Algumas pessoas do meu grupo preferiram chegar um dia antes e acampar em um dos campings da cidade. A região é cheia desses espaços que cobram apenas 10 euros por pessoa e por noite para montar sua barraca aí.
O ponto de encontro era no porto da cidade, em frente à empresa de mergulho, a H2O Diving Center. Tem várias companhias que oferecem o serviço por lá, já que essa é uma região famosa para a prática do esporte. Como éramos um grupo grande, conseguimos um bom desconto: pagamos 45 euros por 40 minutos de mergulho. Para a maior parte do nosso grupo, era o primeiro mergulho, o famoso batismo.
Depois de preencher um formulário relatando qualquer problema de saúde que a gente posa ter e de escolher o tamanho das roupas, os instrutores dão uma pequena palestra sobre como funciona cada etapa do mergulho e como resolver qualquer problema que possa surgir debaixo d’água.
Por exemplo, quando seu ouvido começar a doer por causa da pressão ou se sua máscara ficar embaçada. Já vestidos e dentro da água, os instrutores seguem te orientando a todo o momento. São eles que regulam a profundidade e te colocam no fundo do mar. Basta seguir as instruções que não tem erro.
Em todo o trajeto, eu vi alguns cardumes e muita flora aquática. Meus amigos que estavam no primeiro grupo tiveram mais sorte: um polvo curioso foi passear perto deles. Chegamos a descer 13 metros, o equivalente a um prédio de três andares!
No princípio, você pode se sentir um pouco desconfortável com a máscara e o cilindro. Mesmo que a gente passe alguns minutos com a água até a metade das pernas e a cabeça metida dentro do mar para aprender a respirar, demora um pouco para pegar o ritmo. Não desista ou se desespere. Fique tranquilo e controle a respiração que logo você se acostuma e começa a curtir de verdade o passeio.
Para mim, a hora mais tensa foi quando meu ouvido doía para caramba e assoprar pelo nariz como tinham ensinado os instrutores não resolvia o problema. Logo eu percebi que não estava assoprando forte o bastante e a pressão foi embora. Foi então que eu passei a desfrutar mais do mergulho. Quando voltei à superfície, estava segura de que tirar um certificado de mergulho ia continuar a ser um item na lista de coisas que eu ainda quero fazer na vida.
O mergulho de batismo, ou mergulho introdutório, é a porta de entrada para quem quer explorar o mundo subaquático. É o primeiro contato que muitos têm com o universo do mergulho, permitindo um primeiro contato com o esporte sem a necessidade de uma certificação prévia.
Diferentemente dos cursos de certificação de mergulho, como o Open Water Diver da PADI ou o Scuba Diver, o mergulho de batismo é uma experiência supervisionada, desenhada para introduzir os novatos de maneira segura à pratica. Geralmente, um instrutor experiente acompanha o participante, garantindo uma experiência segura e guiada enquanto explora o mundo subaquático.
Aqui estão algumas características que diferenciam o mergulho de batismo de outros tipos de mergulho:
Essa experiência é perfeita para quem sempre teve curiosidade sobre o mergulho mas ainda não está pronto para se comprometer com um curso completo. Além disso, é uma maneira fantástica de explorar a beleza natural da Costa Brava de uma perspectiva totalmente nova. E foi assim que eu conheci o fundo do Mediterrâneo.
Mergulhar vai te levar por um mundo desconhecido e diferente de tudo o que você já viu! No entanto, como qualquer atividade de aventura, ela vem com sua parcela de riscos. A segurança deve ser sempre a prioridade, seja você um mergulhador novato ou experiente. Aqui estão algumas dicas para garantir uma experiência de mergulho segura e gratificante, onde quer que suas viagens o levem:
Importante:
Eu amo uma aventura, mas nunca descuido da minha saúde e segurança! Se você está planejando mergulhar, seja na Costa Brava ou em qualquer outra profundeza azul desse mundão, vale a pena conferir as novas funcionalidades do SafetyWing. Há três anos, eu viajo o mundo protegida com os seguros médicos e de viagem da empresa.
Eles garantem cobertura em mais de 175 países e posso iniciar ou interromper minha apólice a qualquer momento. O seguro médico e de viagem para nômades digitais custa apenas US$45.08 por mês, e é cobrado mensalmente. Além disso, eles acabaram de adicionar novas funcionalidades que incluem cobertura opcional para esportes de aventura e roubo de eletrônicos. Descubra mais sobre eles aqui!
A Costa Brava oferece muitas possibilidades para os amantes do mergulho e para quem quer ter uma primeira experiência no esporte. Isso porque a região conta com águas cristalinas, vida marinha abundante e uma variedade de pontos de mergulho que agradam tanto aos novatos quanto aos mergulhadores experientes.
Quando se trata de mergulho de batismo, algumas áreas se destacam por sua beleza subaquática e condições ideais para aqueles que estão entrando no mundo do mergulho. Aqui estão algumas das melhores áreas na Costa Brava para um mergulho de batismo:
* Além de usuária, eu também sou embaixadora dos produtos e serviços oferecidos pela SafetyWing. Isso significa que eu recebo uma comissão sempre quem alguém faz uma compra a partir dos links listados nesse post. É uma forma de você me contribuir com esse site sem pagar nada a mais por isso!
Eu te ajudo a cair na estrada também!Nos links abaixo há alguns serviços que eu utilizo e que me ajudam muito em minhas viagens. |
Você já sentiu uma vontade imensa de fazer algo que realmente tenha um impacto positivo…
Já virou mania: todos os dias, no caminho para o meu curso de espanhol, eu…
O zoológico de Buenos Aires foi fechado e transformado em um parque ecológico. A decisão,…
A ideia de que As Veias Abertas da América Latina deveria ser leitura obrigatória no…
Não sei explicar porque eu viajo. A gente vê, curte e compartilha esse monte de…
As viagens são muitas vezes vendidas como cura para todos os problemas da humanidade. Mas…
This website uses cookies.