Exarchia: o bairro anarquista de Atenas
Da parede pendiam galinhas. Dezenas delas. Todas bem redondas, com cara de desenho animado. Umas grandes e outras pequenas. Atrás do balcão, uma fotografia em preto e branco mostrava uma criança pequena fumando um cigarro ao lado de um frango tão grande quanto ela. Pessoas desciam do teto enroladas em um pano de circo e pousavam, descalças, sobre as grandes mesas comunitárias. No TripAdvisor, o alerta:
“Não é um lugar para todo mundo. O staff inteiro estava se pegando quando eu entrei. Detestei. Uma estrela.”
Na minha busca por botecos-afetivos ao redor do mundo, poucas vezes entrei em um tão estranho quanto o Booze.
Nao demorou para que eu me apaixonasse por ele.
***
É costume, na Grécia, que toda bebida venha acompanhada de uma comidinha. Pode ser um potinho com pipoca, um prato de amendoim ou uma porção de batata chips. Uma oferta simbólica que demonstra a hospitalidade grega. Uma vez ouvi dizer que, na Espanha, a tradição dos tapas começou como um decreto real para evitar que as pessoas bebam de estômago vazio.
Não sei se isso é verdade, mas funciona. Na Grécia, eu quase nunca sentia fome. E, às vezes, ganhava também a sobremesa.
***
O Booze Cooperativa é habitado por todo tipo de gente estranha: artistas, intelectuais, anarquistas e amantes de gamão. O esporte, assim como o xadrez e o ping-pong, é comum entre os bares da esquerda ateniense, por algum motivo que me escapou completamente. Mas, ali, era comum ver duplas passarem a noite com um copo de IPA ao lado de um tabuleiro, iluminados pelo neon vermelho, os frangos sobre sua cabeça.
Em 2009 o dono do espaço, Nikos Louvros, fundou o primeiro partido político de fumantes do país, o K.O.T.E.S., que em português seria algo como Partido de Fumantes para Arte e Composição Artística. Em grego, o acrônimo tem ainda outro significado: galinha.
Parece algum tipo de piada, ou um protesto bem humorado contra as instituições e a saúde da democracia grega. E talvez seja um pouco disso mesmo. Mas em, em 2009, o K.O.T.E.S. concorreu às eleições parlamentares com a promessa de defender o direito dos fumantes, uma resposta à lei anti-tabagista que, no fim das contas, parece nunca ter colado de verdade. Conseguiram 1.353 votos e alguma mídia.
Desde 2018, os espaços do Booze foram transferidos para o uso do partido e, desde então, os diversos eventos realizados ali apoiam e promovem os posicionamentos e ideias do K.O.T.E.S. Ou assim eles gostam de dizer: quando a polícia interrompeu uma festança clandestina durante o lock down, a justificativa dada por eles era que se tratava de uma reunião do partido.
Mas esse não é o único lugar em Atenas onde a noite ateniense se mistura com política. Na cidade que deu a luz à democracia, o assunto ainda permeia diversas esferas da vida pública e alguns bares são transformados em pequenas Ágoras modernas. No bairro anarquista de Exarcheia, por exemplo, o Idéa Fabrika recebe os visitantes com um enorme banner em homenagem ao partido comunista. Entre garrafas de Vergina gelada – talvez a pior cerveja que já provei -, eles oferecem aulas de inglês ou turco gratuitas, discutem os clássicos marxistas disponíveis para leitura na pequena biblioteca erguida com doações e organizam cafés da manhã comunitários.
Tudo isso sob os olhos atentos de Mao.
Eu te ajudo a cair na estrada também!Nos links abaixo há alguns serviços que eu utilizo e que me ajudam muito em minhas viagens. |
Você já sentiu uma vontade imensa de fazer algo que realmente tenha um impacto positivo…
Já virou mania: todos os dias, no caminho para o meu curso de espanhol, eu…
O zoológico de Buenos Aires foi fechado e transformado em um parque ecológico. A decisão,…
A ideia de que As Veias Abertas da América Latina deveria ser leitura obrigatória no…
Não sei explicar porque eu viajo. A gente vê, curte e compartilha esse monte de…
As viagens são muitas vezes vendidas como cura para todos os problemas da humanidade. Mas…
This website uses cookies.