CONSELHOS DE STEPHEN KING PARA ESCRITORES

natybecattini.com.br

Escrita Criativa

“Esse livro é curto porque a maioria das obras sobre a escrita está cheia de baboseiras.” – Stephen King em Sobre a Escrita

Todo escritor tem uma caixa de ferramentas.  Na primeira prateleira está o vocabulário, nossos pregos e porcas. Quanto mais vocabulário você tiver, melhor, mas é preciso saber empregá-lo bem para fazer um bom trabalho.

Stephen King

Em seguida, vem a gramática. A língua é a principal ferramenta de trabalho do escritor e é preciso dominá-la bem.

Para isso, é importante ler bastante, para evitar construções erradas e estranhas.

O estilo vem em seguida, técnicas que são aprendidas com a prática da escrita (e ai a importância da dupla “ler muito e escrever muito”).

Ele nos encoraja a não ter medo e a colocar a mão na massa. Afinal, a caixa de ferramenta é inútil se não for para nos ajudar a talhar histórias.

Cada escritor possui uma caixa de ferramentas únicas e baseadas em suas experiências pessoais. Por isso é impossível que dois autores escrevam exatamente a mesma história.  Se as suas ferramentas estão enferrujadas, sempre é possível polí-las e deixá-las prontas para o uso outras vez. Carregue-as consigo em cada trabalho.

R$36

O autor faz um manifesto sobre como ser um criativo no século 21. O leitor é incentivado a se apropriar de suas referências e de trabalhos de outros artistas e explica que o conceito de originalidade é uma mentira.