natybecattini.com.br
A Pshaveli-Abano-Omalo road, localizada nas montanhas da Geórgia, é considerada uma das mais perigosas do mundo. A via leva até a isolada região de Tusheti e recorta as encostas das montanhas por 77 km, numa inclinação de 45 graus até alcançar uma altitude de 3 mil metros.
TUSHETI: UM DOS LOCAIS MAIS ISOLADOS DA EUROPA
Do topo da estrada, é preciso descer até o vale das comunidades Tush, um subgrupo étnico considerado um dos mais isolados das montanhas do Cáucaso. Devido às condições rústicas sob as quais a estrada é mantida, com pouca manutenção desde a década de 1980, ela só é transitável entre o fim de maio e o fim de outubro, momento em que as primeiras neves começam a cair
Todos os anos, notícias de acidentes fatais na estrada ganham os noticiários georgianos. Em 2019, 7 turistas morreram e três ficaram feridos quando uma van contratada para fazer o trajeto rolou montanha abaixo.
O caminho só pode ser percorrido com veículos 4x4 e passa por algumas curvas assustadoras. Leva cerca de 4h para percorrer 180 km. As primeiras povoações começam a aparecer no vale, já no fim da viagem. As vilas ficam encravadas nas montanhas.
TRADIÇÕES INTOCADAS
Os Tush são pastores e semi-nômades. No verão, vivem no alto das montanhas de Tusheti, terra que consideram sagradas. No inverno, migram com seus rebanhos para as terras baixas. Tusheti também é famosa por suas torres de pedra e casas de pedra de telhado plano, uma lembrança de tempos passados.
Uma das vilas mais famosas de Tusheti é Dartlo, que preserva a arquitetura tradicional da região. Tusheti também é um destino maravilhoso para os trilheiros. A região, conhecida pela sua beleza natural deslumbrante, tem caminhos que atravessam vales verdes, montanhas e vilarejos.
Fotografar a Estrada da Morte
Trilhas
Visitar as vilas de conto de fadas
Ver a migração dos rebanhos
Tomar a Tushetian Beer
Participar de um banquete georgiano