Carnaval acabado e agora a gente pode declarar que 2024 finalmente começou. Talvez você esteja morrendo de medo de tudo o que você deixou pra depois, ou tenha demorado um pouco para pegar no tranco em janeiro (quem nunca?). Por isso, preparei um desafio de 15 dias que vai te ajudar a colocar sua produção de conteúdo nos eixos.
Afinal, é muito fácil da gente se embananar toda, colocar as coisas no piloto automático e perder a motivação e a criatividade. Produzir conteúdo para a internet é uma tarefa que precisa de manutenção e redirecionamento de rota constantes para garantir que a gente seja assertivo no nosso trabalho e que ele esteja condizente com nossos valores e objetivos.
Para saber se esse desafio de 15 dias pode te ajudar, veja se você se encaixa em alguma das situações abaixo:
- Você se sente sobrecarregada e perdida: Se sua produção precisa de ajustes ou caso você tenha perdido sua autoconfiança e foco ao longo do caminho, esse desafio pode te ajudar a encontrar alguma clareza e estrutura.
- Você sente vontade de profissionalizar e estruturar seu conteúdo: Você estabeleceu como meta produzir conteúdo de forma mais profissional esse ano, para que ele sirva como uma vitrine para o seu trabalho e te ajude a conquistar objetivos profissionais.
- Você quer mudar de foco ou de direção: Você tem grandes planos para os seus espaços online, mas encontra dificuldades para progredir.
Não importa a plataforma na qual você crie, espero que esse desafio te ajude a alcançar o que você deseja!
Dia 1: Faça uma Avaliação das suas métricas atuais
A melhor forma de avançar em qualquer projeto é descobrindo onde você está agora. Escolha um determinado período de tempo para avaliar suas métricas. Sugiro que seja no mínimo 3 meses e no máximo 1 ano. Assim você tem dados suficientes para trabalhar.
O que você vai avaliar aqui vai depender dos seus objetivos e das plataformas que você utiliza. Aqui estão algumas ideias:
- Resultados no Google Analytics, Search Console, LinkedIn Analytics ou Painel do Youtube.
- Crescimento da sua audiência
- Taxa de Engajamento nas redes sociais
- A renda obtida através dos seus canais
- Realização pessoal e/ou alinhamento da sua presença online com seus valores e objetivos
- Qualquer progresso que você tenha feito em direção aos seus objetivos de longo prazo
Tenha o cuidado de escolher métricas que sejam realmente relevantes para os seus objetivos, sem se deixar seduzir pelas métricas de vaidade.
Pergunte-se:
- O que esses números realmente significam?
- Eles refletem os objetivos que você tinha em mente?
- Existem padrões ou tendências que indicam pontos fortes ou áreas que precisam de atenção?
Dia 2: Estabeleça Metas
Metas são nossos guias. São elas que nos orientam e que tornam ideias e sonhos em objetivos palpáveis e realizáveis.
Por isso, vale a pena se perguntar: onde eu quero estar no final do mês? E no final do ano? Como o meu conteúdo pode me ajudar a chegar lá?
Comece estabelecendo metas pequenas, como aumentar a audiência de 100 para 120, criar uma fonte de renda, colaborar com alguém, ou criar um recurso gratuito para download para seus leitores.
Depois, pense também nas metas maiores, aquelas que dão frio na barriga e fazem a gente sonhar. Divida-as em janelas de tempo maiores: seis meses, um ano, cinco anos. Lembre-se de consultar essa lista periodicamente e ajustá-la conforme seus objetivos avancem.
Cada objetivo deve ser específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal (SMART). Em vez de metas vagas como “quero ter mais seguidores”, opte por “quero aumentar o número de seguidores no Instagram em 20% nos próximos 6 meses”. Isso facilita a medição do progresso.
Além disso, tente estabelecer metas em diferentes áreas: crescimento de audiência, engajamento, monetização, desenvolvimento de novos conteúdos, parcerias estratégicas e educação continuada.
Você pode usá-las como pontos de partida para tarefas e projetos. Para isso, é importante dividi-las em pequenas ações ou passos que você pode executar agora mesmo.
Dia 3: crie um banco de ideias e uma rotina de planejamento
Produzir conteúdo de forma intencional é essencial para atingir nossos objetivos. É assim que você vai garantir que está transmitindo exatamente a mensagem que quer, e essa mensagem impacta diretamente na imagem, no crescimento e impacto do que a gente posta.
Se você ainda não fez isso, é hora de definir entre três e cinco temas que você gostaria de abordar com o seu conteúdo. Depois, faça um brainstorm de tudo que você gostaria de falar com esse tema. Utilize uma ferramenta digital para guardar todas as ideias e consultá-las depois. Pode ser até mesmo o bloco de notas, mas eu utilizo uma database do Notion. Você pode se cadastrar gratuitamente aqui e começar a utilizar também.
O importante é que você se lembre de anotar ali qualquer ideia que possa aparecer depois também. Tire um tempinho toda semana para voltar a essa lista e criar um planejamento do que será produzido em seguida.
Dia 4: Sonhe alto
Que tal tirar alguma daquelas suas ideias mais mirabolantes do papel? Escolha algo que te empolgue de verdade: pode ser um e-book, um curso, uma mentoria ou um novo canal de conteúdo.
Tire o dia de hoje para criar um plano de ação que vai fazer esse projeto decola nos próximos meses. Lembre-se de escolher algo original, divertido e alinhado com seus objetivos e valores.
Dia 5: Crie Um Guia de Estilo
Um guia de estilo é uma bússola visual que vai orientar sua produção de conteúdo. Ele ajuda a garantir consistência, coerência e a fortalecer sua marca na internet. Caso você ainda não tenha um, esse é o momento.
Essas são alguns dos aspectos que você deve considerar:
- Quais são as cores da sua marca?
- Quais as fontes que você usa?
- Quais os recursos visuais que você usa?
- Qual o seu tom de voz?
- Qual o padrão visual dos seus posts nos stories, feed, etc?
- Há alguma forma específica que você formata seu conteúdo? Listas, números, subtítulos?
- Essa é divertida: escolha alguma emoticons que comuniquem sua marca para você utilizar sempre
- Como você edita suas fotos? E os seus vídeos?
- Que tipo de imagens você usa? Coloridas, preto e branco, de paisagens, com pessoas alegres, etc.
- Como você responde comentários? Como utiliza linguagem inclusiva e sensível?
- Qual são os procedimentos de criação? Faça um passo a passo do seu processo desde a ideação até a publicação do conteúdo.
Dia 6: Trabalhe no seu Site
Não importa o que aconteça, ter um site próprio continua sendo uma estratégia inteligente na internet. Ele é a sua casa, o único lugar que um bilionário maluco não pode roubar de você. Nele, você pode agregar todo o conteúdo que você produz, criar um portfólio digital, ser encontrado de forma orgânica pelos mecanismos de busca e ter a liberdade de publicar o que quiser e quando quiser.
Se você ainda não tem um, essa é a hora de comprar um domínio, contratar um servidor e começar a construí-lo. Pense no que você quer mostrar ali e pesquise um layout que seja simples, rápido e atraente. Há muitos temas prontos para usar, mas se você preferir, pode considerar contratar alguém para te ajudar com essa tarefa.
Caso você já tenha um site, tire o dia para dar aquela faxina na casa. Esses são alguns pontos que em geral precisam de atenção:
- SEO: Utilize uma ferramenta digital, como o Sem Rush e outras, para identificar aspectos de SEO que podem ser melhorados no seu site, como estrutura de urls, links, meta-descrições, etc.
- Desempenho: Verifique se o seu site está rápido, intuitivo e responsivo.
- Usabilidade: Avalie a navegação, os call to action e os formulários, bem como qualquer outro recurso que você utilize.
- Marca: Veja se o layout está compatível com o seu guia de estilo. Aproveite para atualizar a página Sobre, a sua bio e a página de autor.
- Objetivos: Você está utilizando bem o seu espaço online? Como ele pode te ajudar ainda mais no seu trabalho?
Como Utilizar Seu Site de Forma Eficaz
- Publique Conteúdo de Alta Qualidade Regularmente: Mantenha seu site vivo e interessante, atualizando-o com frequência com novos conteúdos que engajem e informem seu público.
- Otimize para SEO: Utilize palavras-chave relevantes, meta descrições e títulos atraentes para melhorar sua visibilidade nos motores de busca.
- Facilite a Navegação: Seu site deve ser fácil de explorar, com uma interface intuitiva e responsiva, adaptável a diferentes dispositivos.
- Inclua Calls-to-Action (CTAs): Encoraje seus visitantes a se inscreverem na sua newsletter, seguirem suas redes sociais ou entrarem em contato.
- Analise os Dados: Use ferramentas de análise para monitorar o desempenho do seu site e ajustar sua estratégia conforme necessário.
Dia 7: Auditoria de Conteúdo
Descubra quais dos seus conteúdos em blogs ou redes sociais funcionaram melhor no último semestre ou ano e quais não tiveram tanta relevância assim.
Faça perguntas críticas: Este conteúdo ainda reflete a minha marca? Ele atende às necessidades e perguntas do meu público? Está otimizado para SEO?
Quais posts de blog têm mais tráfego? Quais vídeos são mais assistidos? Que posts de redes sociais geram mais engajamento? Uma dica é criar uma planilha e ir anotando dados e informações-chave sobre cada um dos conteúdos.
Esteja atento também a lacunas no seu mapa de conteúdo. Existem perguntas frequentes do seu público que você ainda não abordou? Há temas ou tendências emergentes nos quais você não navegou?
Com base nas suas descobertas, elabore um plano de ação. Isso pode incluir atualizar ou reescrever conteúdo desatualizado, otimizar posts para SEO, criar novo conteúdo para preencher lacunas ou ajustar sua estratégia nas redes sociais.
Leia também: Como usar o Storytelling na sua produção de conteúdo
Dia 8: Defina seus valores e princípios
É fácil se perder na rotina e acabar se esquecendo de porque começamos e onde queremos chegar. Esse é o dia para nos lembrarmos disso.
Afinal, sem um conjunto de princípios para orientar suas escolhas, a gente acaba meio desorientado no meio de tanta trend e modinha. Por isso, é importante escrevê-los em algum lugar que você possa consultar sempre.
Para isso, pergunte-se: Quais são as coisas mais importantes para mim? O que me motiva a criar?
Essas perguntas ajudarão a revelar os valores fundamentais que impulsionam seu trabalho.
Olhe para criadores de conteúdo que você admira. Quais valores você aprecia em seu trabalho? Isso pode ajudar a identificar o que ressoa com você.
Quais são as linhas que você não cruzaria em sua produção de conteúdo? Por exemplo, você pode evitar a desinformação, comprometer-se com a honestidade ou manter uma postura de respeito e inclusão.
No final, é importante converter esses valores em princípios práticos que orientarão seu processo criativo. Se um de seus valores é a “autenticidade”, um princípio correspondente seria “sempre compartilhar experiências reais e pessoais”.
Exemplos de Valores e Princípios para Produtores de Conteúdo
- Autenticidade: Comprometer-se a ser genuíno em todas as formas de expressão.
- Qualidade sobre Quantidade: Priorizar a criação de conteúdo significativo e bem pesquisado.
- Inclusão: Esforçar-se para representar e dar voz a uma diversidade de perspectivas.
- Transparência: Ser aberto sobre processos, sucessos e falhas.
- Sustentabilidade: Promover práticas e ideias que apoiem a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
- Educação: Compromisso em fornecer informações precisas e educativas.
Dia 9: Estruture Suas rotinas e Processos
Chegou o momento de estruturar suas rotinas e processos de criação. Isso vai te ajudar a não perder tanto tempo inventando a roda todo santo dia!
Estruturar rotinas e processos é fundamental porque transforma a criação de conteúdo de um ato esporádico e caótico em um trabalho previsível e gerenciável. Além de aumentar a eficiência, também ajuda a reduzir o estresse, evita o bloqueio criativo e assegura uma qualidade consistente no seu trabalho.
Veja alguns passos que você pode seguir para isso:
- Defina Seu Horário de Trabalho Ideal: Identifique os momentos do dia em que você se sente mais energizado e criativo. Separe esse momento para a sua criação e para aquelas atividades que exigem que você esteja no ápice do seu poder.
- Crie uma Rotina ou Ritual no seu Espaço de Trabalho: Certifique-se de que você tenha um lugar tranquilo e confortável para trabalhar. Você pode colocar umas plantinhas, uma mesa organizada e uma playlist que te inspire a trabalhar.
- Desenvolva um Processo de Planejamento: Antes de criar é preciso dedicar um tempo para planejar. Caso contrário, você corre o risco de sair atirando para todo o lado. O principal aqui é pesquisar referências, organizar um calendário editorial e esboçar ideias. Estabeleça uma frequência de postagem que faça sentido para você (e que você dê conta sem enlouquecer).
- Estabeleça Etapas de Criação: Divida o processo de criação em etapas gerenciáveis, como a pesquisa inicial, a criação de um rascunho, a revisão e a edição final. Trabalhar em etapas permite que você se concentre em uma tarefa de cada vez, facilitando a gestão do projeto como um todo.
- Incorpore Pausas e Recompensas: Assegure-se de incluir pausas regulares para recarregar a bateria. Pessoas criativas precisam de descanso e diversão, de passar um tempo sem fazer nada. Planeje momentos de lazer e pequenas recompensas depois de alcançar determinados marcos.
- Use Ferramentas e Tecnologia: Aproveite as ferramentas digitais e aplicativos que podem ajudar a organizar suas ideias, gerenciar seu tempo e facilitar a colaboração, caso trabalhe em equipe. Hoje em dia o que não falta é aplicativo e você pode se divertir encontrando o que mais te agrada.
Dia 10: Atualize seus perfis sociais
Hora de dar aquela checada nos seus perfis nas redes sociais. Eles são, muitas vezes, a primeira impressão que muitos dos seus seguidores terão de você. Atualizar seus perfis assegura que essa impressão seja precisa, atraente e convidativa.
- Revise Sua Foto de Perfil: Ela deve ser clara, de qualidade profissional e refletir sua personalidade ou marca. Tenha certeza de que ela está atualizada e alinhada com como você deseja ser percebido.
- Atualize Sua Bio: Ela deve ser concisa, mas informativa, destacando quem você é, o que faz e o que os seguidores podem esperar ao te seguir. Inclua palavras-chave relevantes para facilitar a descoberta do seu perfil.
- Verifique Seus Links e Destaques: Veja se todos os links em seus perfis (como para seu site ou outros perfis sociais) estejam funcionando e sejam realmente relevantes.
- Consistência Visual: Faça alterações para que a estética dos seus perfis seja consistente em todas as plataformas e com o seu guia visual. Ajuste cores, fontes e o estilo das imagens.
- Destaque Seu Conteúdo Mais Relevante: Muitas plataformas permitem que você destaque stories ou posts. Use essa funcionalidade para destacar seus trabalhos e projetos mais importantes.
- Engajamento e Rede: Como você está interagindo com seu público e rede? Aproveite para rever também como você se engaja e constrói conexões nesses espaços.
- Feedback: Peça feedbacks para amigos e seguidores sobre como eles percebem seu perfil. Um olhar externo pode oferecer insights que você não teria de outra forma.
Dia 11: Crie suas personas
Criar personas ajuda a visualizar quem você está tentando alcançar, transformando dados demográficos e comportamentais em “personagens” que simulam pessoas reais.
Isso torna mais fácil produzir conteúdo que ressoe com seu público, abordando diretamente as necessidades, problemas e aspirações dele.
Como Criar Suas Personas
- Coleta de Dados: Inicie com uma investigação do seu público. Você pode fazer uma pesquisa com seguidores e talvez até entrevistar alguns deles. Use também os dados demográficos das redes sociais para compreender melhor quem se interessa pelo que você diz e o que eles procuram em seu conteúdo.
- Identifique Padrões Comportamentais: Identifique padrões nos dados coletados. Grupos com interesses, problemas ou comportamentos semelhantes vão aparecer.
- Desenvolva os Perfis: Para cada grupo identificado, crie um perfil, como se fosse a ficha de um personagem. Isso deve incluir:
- Nome da Persona: Dê a ela um nome para humanizá-la.
- Detalhes Demográficos: Idade, localização, ocupação, etc.
- Interesses e Hobbies: O que ela gosta de fazer no tempo livre?
- Desafios e Necessidades: Quais problemas ela enfrenta que seu conteúdo pode ajudar a resolver?
- Objetivos e Sonhos: O que ela aspira alcançar?
- Comportamento Online: Como ela consome conteúdo online? Quais plataformas ela usa?
- Humanize com Histórias: Crie uma breve história de fundo para cada perfil e explique suas motivações e como chegaram à situação atual. Isso ajuda a compreender e se conectar com suas necessidades.
- Aplique suas Personas: Utilize essas personas ao planejar e criar seu conteúdo. Pergunte-se: “Isso resolveria o problema da Maria? Isso responderia a uma pergunta que o João tem?”
Dica: Eu pedi ajuda pro ChatGPT para criar minhas personas e ele arrasou! Basta colocar lá os dados demográficos coletados e os perfis identificados e ele faz o resto.
Dia 12: Escreva um manifesto que expresse Sua Missão
Este é o momento de proclamar ao mundo e para você mesmo o propósito geral do seu projeto de conteúdo. Escreva um texto explicando o porquê por trás do seu trabalho, orientando suas decisões criativas, estratégicas e empresariais. Sabe aqueles valores e princípios que você definiu lá atrás? Pode incluí-los ali também.
Não sabe por onde começar? Leia aqui o meu manifesto.
Dia 13: Atualize suas Referências
A gente vive em um mundo que muda tudo o tempo todo e precisamos ficar atentos ao que consumimos. O que era relevante pra gente ontem, pode não ser mais hoje. Atualizar suas referências é se manter alinhado com os desenvolvimentos mais recentes em seu campo, entender as novas demandas do público e antecipar as tendências futuras.
Faça uma pesquisa para descobrir novos livros, podcasts e estudos sobre os assuntos que você aborda. Dê unfollow em quem não ressoa mais com você e passe a seguir novos influenciadores e especialistas que você se identifique. Inscreva-se em newsletters, leia relatórios de tendências, pesquisas de mercado e publicações especializadas para manter-se atualizado sobre os movimentos do seu setor.
Não tenha medo de explorar novos formatos, tópicos ou abordagens em seu trabalho.
Ah, e é muito importante também manter um sistema para organizar as referências que você coleta. Pode ser um arquivo digital, um quadro de inspirações ou um caderno de notas. O importante é que seja fácil de acessar e revisitar sempre que quiser.
Dia 14: Conheça sua Proposta Única de Valor (PUV)
A sua PUV é o que diferencia você dos concorrentes. É a razão pela qual as pessoas deveriam consumir seu conteúdo, comprar seu produto ou contratar seus serviços. Ela é o fundamento sobre o qual você constrói sua marca, comunica seu valor e atrai seu público ideal.
Para encontrar a resposta para essa pergunta, observe o que as outras pessoas do seu nicho estão fazendo. O que eles oferecem? O que falta neles que você pode fornecer?
Anote tudo o que faz seu trabalho ser único, como sua abordagem pessoal, estilo, experiência, qualidade, processo criativo ou qualquer outra coisa que o destaque. A partir disso, escreva de forma clara e em poucas linhas a sua PUV. Lembre-se que ela deve ser específica, direta e ressoar emocionalmente com seu público.
Dia 15: Crie uma Estratégia de monetização
O primeiro passo é reconhecer o que você tem a oferecer. Pode ser um conteúdo digital exclusivo, habilidades especializadas, produtos físicos ou experiências únicas. Pense em todas as formas pelas quais seu trabalho pode proporcionar valor aos outros.
E lembre-se de que é muito importante não colocar todos os ovos na mesma cesta. Diversificar suas fontes de receita ajuda a reduzir riscos e aumentar a estabilidade financeira. Veja algumas das possibilidades:
- Vendas de Produtos ou Serviços: Diretamente do seu site, plataformas de e-commerce ou em eventos.
- Conteúdo Patrocinado: Parcerias com marcas que querem alcançar seu público.
- Assinaturas e Membros: Ofereça conteúdo exclusivo, descontos ou experiências para membros pagantes.
- Publicidade: Receita gerada através de anúncios em seu site ou canais de mídia social.
- Afiliados: Ganhe comissões promovendo produtos ou serviços de terceiros.
- Cursos e Workshops: Compartilhe seu conhecimento através de cursos online ou presenciais.
Se você já tem fontes de renda estabelecidas, vale a pena revisitar sua estratégia para garantir que você esteja aproveitando bem todas as oportunidades. Essas são algumas perguntas que você pode se fazer:
- Quais fontes de renda são mais lucrativas?
- Existem novas tendências ou tecnologias que posso aproveitar?
- Meu público-alvo mudou?
- Há alguma oportunidade não exploradas? Talvez haja demanda por um produto ou serviço complementar que você ainda não oferece.
- Como posso aumentar o valor do que ofereço?
- Minha precificação está alinhada com o mercado?
- Há feedbacks ou solicitações dos clientes que não estou atendendo?
- Minhas estratégias de marketing e vendas são eficazes?.
- Estou aproveitando ao máximo as parcerias e colaborações?
- Minha estratégia é sustentável a longo prazo?
Gostaram do desafio? Vão encarar? Compartilhe seu progresso comigo! Vou adorar saber dos insights de vocês!
Eu te ajudo a cair na estrada também!Nos links abaixo há alguns serviços que eu utilizo e que me ajudam muito em minhas viagens. |
Dicas preciosas e de valor.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
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Até mais, Emerson Garcia