Está com medo da imigração nos EUA? Eu também estava. Mas depois de passar por esse processo recentemente em Miami, quero compartilhar o que mudou — e o que não mudou — para quem está viajando aos Estados Unidos na Era Trump
Era madrugada quando comecei minha jornada: um voo saindo de Confins com conexão em Brasília rumo a Miami. Mal dormi, paguei R$11 num pão de queijo e tive que sair de casa às 3h30 da manhã pra não perder o voo. Já começou intenso. Mas o momento de maior tensão ainda estava por vir: a imigração nos EUA.
➡️ Link para o hotel que fiquei em Miami: https://natybecattini.com.br/yotel-miami
➡️ Transfers em Miami: https://natybecattini.com.br/transfer-miami
➡️ Seguro de viagem para os EUA: https://natybecattini.com.br/seguro-nomad
Imigração nos Estados Unidos em 2025: ainda mais rigor?
Desde que Donald Trump voltou à presidência, muita gente está com medo da entrada nos EUA ficar mais difícil, especialmente nós, brasileiros, que já fomos alvo das operações de deportação em massa que ocorreram recentemente no país.
E eu confesso que embarquei apreensiva, mesmo já tendo feito esse trajeto outras vezes. Já é minha quinta vez no país, mas essa foi a primeira em que eu fiquei com medo de ser barrada.
E eu não sou a única: tem muita gente relatando abordagem mais severa, filas mais longas e até deportações sem justificativas claras. Algumas notícias pipocaram nos portais de turistas em condições regulares que foram deportados por tecnicidades. Histórias de terror pra quem está com as férias pagas.
O que aconteceu comigo na imigração
Minha experiência, no entanto, foi surpreendentemente tranquila. O agente me fez quatro perguntas básicas:
- Quantos dias eu ia ficar nos EUA
- Quais cidades eu visitaria (respondi: Miami e depois Chicago)
- Quando foi minha última visita
- O nome do hotel onde eu ficaria
Depois disso, só coleta de digitais, foto… e pronto. Nada de salinha, nem checagem extra.
Mas atenção: vi pessoas nas outras filas levando mais tempo. Parece que o critério pode variar de acordo com o perfil do viajante ou até o humor do agente. E sim, há relatos recentes de pessoas sendo barradas sem motivo aparente.
Imigração nos EUA em 2025: o que mudou?


Nos primeiros meses de 2025, já deu para notar algumas mudanças:
- Perfil das perguntas continua o mesmo, mas a postura dos agentes está mais rígida em alguns aeroportos, especialmente em voos vindos da América Latina.
- Celulares e redes sociais: ainda não vi checagem no meu caso, mas há relatos de viajantes sendo questionados sobre seus perfis públicos. Você não é obrigado a fornecer a senha, mas eles podem negar sua entrada.
- Passagens só de ida, reservas mal explicadas e falta de comprovação financeira continuam sendo motivo de desconfiança.
- Brasileiros com histórico de muitas entradas em curto período também podem levantar suspeitas.
Dicas práticas para passar pela imigração em 2025 com mais segurança
- Leve impressos ou salvos no celular: passagens de volta, comprovantes de hospedagem, seguro viagem e comprovantes financeiros.
- Evite piadas ou respostas vagas. Responda sempre de forma objetiva e direta.
- Se for visitar amigos ou familiares, tenha o endereço e nome completo da pessoa.
- Prefira chegar em aeroportos grandes, onde os procedimentos costumam ser mais organizados e há mais estrutura.
- Se estiver viajando com visto de turismo, evite dizer que pretende trabalhar ou estudar sem autorização.
A verdade sobre a “salinha”
Ela existe, mas não é o fim do mundo. Se te chamarem para uma inspeção secundária, mantenha a calma. Muitos viajantes são liberados logo após uma entrevista mais longa. O importante é ter seus documentos em ordem e manter a coerência no que você diz.
Conclusão: dá para viajar para os EUA em 2025?

Sim. Mas com planejamento e atenção redobrada. A política de imigração sob o novo governo Trump ainda não passou por grandes reformas estruturais, mas o clima já está mais tenso. Ter tudo organizado, ser honesto nas respostas e demonstrar segurança nas suas intenções ainda é o melhor caminho.
Eu consegui entrar sem problemas e espero que o seu processo também seja tranquilo.
Se tiver dúvidas sobre como se preparar para a imigração, comenta aqui que eu te ajudo! E se quiser ver como foi o resto da viagem, é só acompanhar meus próximos conteúdos.
FAQ Imigração EUA
Sim. A falta dela pode levantar suspeitas sobre intenção de permanecer ilegalmente.
Sim, legalmente eles têm esse direito. Mas isso ainda não é comum em todos os casos.
Há um aumento de relatos, mas a maioria dos viajantes com documentação correta ainda entra normalmente.
Nunca. Mentiras descobertas podem resultar em deportação imediata e banimento futuro.
Eu te ajudo a cair na estrada também!Nos links abaixo há alguns serviços que eu utilizo e que me ajudam muito em minhas viagens. |